O objetivo do projeto é colaborar para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, prevenindo situações de risco pessoal e social, através de ações e atividades que proporcionem o acesso à cultura, saúde, esporte, lazer, formação humana, garantindo o que está previsto no artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Desenvolver ações de promoção da criança e do adolescente através de oficinas e atividades esportivas, culturais, dentre outras. Promover a saúde bucal através de ações de prevenção para as crianças e adolescentes atendidas no Projeto Providência e estimular a rede intersetorial dos territórios de atuação na perspectiva de garantia de direitos e acessos. Estimular a rede intersetorial dos territórios de atuação do Projeto Providência, através da articulação das organizações governamentais, não governamentais e informais, comunidade, profissionais, serviços, programas sociais, setor privado, bem como as redes setoriais, priorizando o atendimento integral às necessidades dos atendidos vulnerabilizados socialmente e desenvolver ações de promoção e garantia de direitos, através de atividades de formação humana.
As atividades do projeto estão empreendidas em atender preventivamente, crianças e/ou adolescentes no campo da saúde bucal. Atender mensalmente crianças e/ou adolescentes em atividades esportivas, atividades culturais de teatro e circo e atividades de formação humana e elaborar e implementar atividades intersetoriais para a experimentação sobre a participação de crianças e/ou adolescentes na formulação de políticas públicas e controle social.