Presença Solidária: fortalecendo famílias na região metropolitana de Belo Horizonte
O projeto Presença Solidária atua em duas linhas de trabalho:
1. Economia Popular Solidária:
No campo da EPS, o projeto Presença Solidária presta assessoria por meio de diferentes linhas de ação: formação profissional e política dos empreendedores por meio de cursos e oficinas; apoio para a comercialização em feiras, lojas, pontos fixos e eventos; incentivo à organização dos grupos e seus empreendimentos, promovendo, entre outras ações, financiamento solidário, o estimulo à participação dos representantes de grupos de economia solidária nas reflexões que ocorrem nas instâncias do poder público e muito mais.
Hoje, 34 empreendimentos são assessorados diretamente pela Providens, com aproximadamente 120 trabalhadores, beneficiando indiretamente mais de 230 pessoas. Mensalmente, no acompanhamento desses grupos são ministradas formações com temáticas voltadas ao conhecimento, educação, formação, assessoramento, produção, comercialização, consumo sustentáveis, financiamento, crédito, finanças solidárias, ambiente institucional, legislação e integração de políticas públicas. Através desse processo é possível construir novos caminhos para uma economia mais justa e inclusiva.
2. Moradia (Centro de Apoio aos Sem Casa – CASA)
Essa atividade busca assessorar, apoiar e animar os núcleos organizados de moradia e fortalecer a caminhada de todos os que se dedicam à efetivação do direito à moradia. A Providens representa e apoia os integrantes do movimento em reuniões, conselhos, conferências e seminários que buscam solucionar o déficit da habitação. Atualmente, são assessorados diretamente 19 núcleos organizados.
O projeto Presença Solidária é fruto de parceria da Providens e do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental com a Misereor, instituição vinculada à Igreja Católica na Alemanha que apoia projetos de desenvolvimento social realizados na América Latina, África e Ásia.
Telefone: (31) 3422-6815
E-mail: misereor@providens.org.br
Coordenador: Márcio Bernardo