
O evento reuniu especialistas de todo Brasil, além de países como Espanha, Portugal, França, Estados Unidos e Inglaterra, para um rico debate sobre a importância do acolhimento familiar para as crianças e adolescentes.
Nossa diretora-geral, Fernanda Flaviana Martins, que também é Secretária Executiva do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, participou da mesa de abertura do evento e de um painel sobre o MNPCFC junto aos demais membros. Coordenou ainda um minicurso com o Doutor em Psicologia e Professor espanhol, Jesús Palacios.
O Serviço Família Acolhedora de Belo Horizonte, desenvolvido pela Providens em parceria com a PBH, também marcou presença no IV SIMAF. A coordenadora Maria Margareth Pereira ministrou o minicurso “Como trabalhar com crianças e adolescentes: a acolhida, o acompanhamento e as transições seguras”, ao lado de Valéria Silva Cardoso, coordenadora do acolhimento familiar na Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Subsecretaria de Assistência Social de Belo Horizonte.
Participaram do evento ainda as técnicas do Serviço Família Acolhedora Ludimila e Letícia; a coordenadora do projeto Elos, Gilcilene Almeida; e o assessor pedagógico da Providens, Ivan Ferreira.
Promovido pelo Observatório da Infância e Adolescência(OiA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP) e Instituto Geração Amanhã, e apoiado pela Providens e pelo Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária o IV SIMAF teve como objetivo discutir, divulgar e compartilhar pesquisas, trabalhos acadêmicos e relatos de experiências recentes, produzidos no Brasil e no exterior, sobre o tema do acolhimento familiar, família acolhedora e convivência familiar e comunitária.