A Casa do Migrante, projeto da Providens de acolhida a migrantes e refugiados em Belo Horizonte, recebeu 20 venezuelanos na última quinta-feira, dia 13 de junho. O grupo partiu de Boa Vista (RR) em direção à uma nova oportunidade de recomeçar a vida na capital mineira. Este é o segundo grupo acolhido na Casa do Migrante. Os primeiros venezuelanos chegaram na cidade em fevereiro deste ano e já estão empregados.
O amparo aos refugiados venezuelanos é uma iniciativa da rede “Acolhe Minas”, uma parceria entre a Providens, o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de BH, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, a ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, a Igreja da Boa Viagem, entre outras instituições. A iniciativa faz parte do processo de interiorização dos venezuelanos no país.
A Casa do Migrante, junto de seus parceiros, promove atendimento emergencial e temporário para refúgio, promoção e inserção social dos migrantes, em função da situação política e social do país vizinho. O projeto oferece alojamento completo, alimentação, material de higiene pessoal, roupas, aulas de português, acompanhamento psicossocial e atividades que proporcionam a inclusão social e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Com a Casa do Migrante, a Providens espera contribuir para a construção de um mundo justo e solidário, onde os migrantes e refugiados tenham seus direitos garantidos e suas histórias e identidades respeitadas.