O Encontro “Entre Famílias”, promovido pelo Serviço Família Acolhedora, reuniu no último sábado (27) diversas famílias que acolhem temporariamente crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva, a equipe técnica do serviço e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social para uma roda de conversa no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. O Serviço Família Acolhedora integra a Providens – Ação Social Arquidiocesana e acontece em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Segundo a coordenadora do Família Acolhedora, Margareth Pereira, o encontro é um momento em que as famílias se reúnem para tratar de assuntos relacionados ao acolhimento familiar. Além disso, “é uma oportunidade de interação e troca de experiências entre esses grupos de famílias, a equipe e o órgão gestor”, conta.
De acordo com Valéria Cardoso, coordenadora do Serviço Família Acolhedora na Secretaria de Assistência Social de Belo Horizonte, o evento possibilita ouvir as famílias acolhedoras e suas experiências. “Se a gente tem como propósito central a proteção e cuidado das crianças e adolescentes com direitos violados, então temos o dever de sempre ter uma roda de conversa com essas famílias na perspectiva de que elas possam contar conosco para essa proteção e cuidado que elas ofertam a essas crianças e adolescentes”, afirma.
Para Afonso Nunes da Cruz Neto, diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, o encontro permite sair da rotina administrativa e ver o impacto de seu trabalho: “São momentos como esse que fazem nosso esforço valer a pena, porque isso de fato traz um impacto para a vida da criança e para a família. A gente realmente transforma a vida das pessoas”, celebra.
Vivendo a experiência de ser uma família acolhedora pela primeira vez, o casal Noeme Sílvia de Oliveira e Maurício Oliveira conta que o encontro é uma oportunidade para conhecer as outras famílias acolhedoras. Segundo Noeme, “é muito bom ver esse grupo de famílias acolhedoras e perceber que tem muita gente preocupada com o bem estar do outro”, finaliza.
Durante a roda de conversa, as crianças participaram de diversas oficinas ofertadas pelo Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Ao final, as famílias realizaram uma visita guiada pelo espaço.