Santuário
Você está em:

Providens inaugura projeto social para amparar população de Ribeirão das Neves

 

A Providens – Ação Social Arquidiocesana inaugurou no dia 19 de março o Convivium São José, espaço de acolhida, amparo e formação para a população de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.

O Convivium São José será a casa de diversos cursos que irão preparar os jovens para o mercado de trabalho (Empregabilidade) e incentivar a geração de renda da população, como artesanato e culinária. As aulas, neste momento de pandemia, serão ministradas na modalidade telepresencial. A comunidade de Justinópolis também irá contar com atendimento social e jurídico no Convivium São José, proporcionado pela Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, que terá uma unidade no local.

O Convivium São José passa a ser responsabilidade da Providens/Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) e se soma aos diversos projetos e ações sociais realizados pela instituição na região metropolitana de BH. Segundo Fernanda Flaviana Martins, diretora-geral da Providens, “o Convivium representa um ponto de luz em Ribeirão das Neves, cidade que precisa de atenção e mais ações em favor da sociedade”.

 

A inauguração:

A data de inauguração do Convivium é significativa: no Dia de São José, considerado o santo dos trabalhadores e das famílias. Além disso, 2021 é o Ano de São José, instituído pelo Papa Francisco por marcar os 150 anos da nomeação do Santo como Padroeiro da Igreja Católica.

Para dar início ao trabalho no Convivium São José, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da CNBB, realizou um momento de oração e benção do espaço, ao lado do bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, dom Júlio César Gomes Moreira, e do vigário episcopal para o setor social do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental, Padre Júlio César Amaral.

Segundo Dom Walmor, “o desejo da Arquidiocese de BH é de estarmos aqui com a Providens para desenvolver trabalhos sociais em parceria com o poder público, outros segmentos da sociedade e apoiadores, pelo bem do povo, da juventude e das crianças. É um momento singelo, mas de muita importância para a população de Neves”, afirmou.

Para o Padre Júlio César Amaral, “inaugurar o Convivium São José, na área de Vila Fátima, em Justinópolis, no dia de São José, tem um significado muito especial de que, assim como ele foi um guardião e cuidador de Jesus e da Sagrada Família, a Providens e o Veaspam também querem ser essa presença guardiã, cuidadora e que zela pelas famílias e pelas pessoas mais necessitadas em Ribeirão das Neves”.

O prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins, também acompanhou a inauguração do Convivium São José e destacou a importância da iniciativa para a cidade. “Neves precisa disso, de mãos que ajudam. O poder público não caminha sozinho. E é isso que o Convivium São José e a Arquidiocese de BH representam: mãos que ajudam”, afirmou o prefeito.

Após o momento de oração, dom Walmor plantou muda de jequitibá, árvore-símbolo de jubileu centenário, em celebração aos 100 anos da Arquidiocese de BH. “Estamos plantando aqui o sonho de trabalhar por esse povo que merece, e fazer do Convivium um lugar de propagação do Evangelho de Jesus e de serviço à vida”, finalizou o arcebispo.

 

O Convivium São José fica na Rua Pedro Leopoldo, 2.300, bairro Maracanã, Justinópolis, Ribeirão das Neves.

 

Confira a seguir algumas fotos do Convivium São José:

VEJA TAMBÉM