Santuário
Você está em:

Ações fortalecem autonomia dos moradores da Casa de Apoio à Saúde

Uma vez por mês, a varanda da Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, um dos projetos da Providens, se transforma. O ambiente é organizado de uma forma diferente: araras de roupas recebem peças únicas, como vestidos, calças e camisas. Sapatos e acessórios são cuidadosamente arrumados em mesas. Além disso, é possível ouvir o agradável som da música ambiente. Parece até que estamos em uma loja. Mas aqui nada está à venda. Todos os produtos expostos estão à disposição dos moradores da Casa. É o “Pegue e Leve”, ação que já faz parte do calendário de atividades da Casa de Apoio à Saúde.

A iniciativa é uma forma de disponibilizar novas roupas para os moradores, possibilitando que os próprios usuários façam suas escolhas. Os itens são frutos das doações recebidas pela instituição.  Cada morador tem direito a escolher cerca de três peças. Dessa forma, todos os usuários podem ser beneficiados.

Segundo o coordenador da Casa, Cássio Henrique, a ação incentiva a independência e a autoestima dos moradores. “O mais importante é dar autonomia de escolha. Eles se sentem felizes em poder escolher o que combina com sua própria identidade. Isso fortalece a autonomia dos nossos usuários”, afirma.

 

Para a moradora conhecida como dona Fatinha, ter a oportunidade de escolher o que vestir é gratificante. Ela estava feliz da vida com os itens selecionados: roupas, brincos, pulseiras e uma bolsa.

 

 

Já o morador Rodrigo, que se recupera de uma cirurgia, resume bem o que é o “Pegue e Leve”: “Parece que estamos fazendo compras em uma loja chique, no BH Shopping”, finaliza.

 

 

 

Você também pode ajudar essa e outras ações da Providens. Faça sua doação e ajude a transformar milhares de vidas!

VEJA TAMBÉM