Santuário
Você está em:

A Providens é o rosto social da Igreja/Arquidiocese de Belo Horizonte e nasceu do desejo do Arcebispo Metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo para somar e fortalecer vínculos de união, amizade e cooperação no serviço ao Reino de Deus. Dessa forma, a Providens foi organizada a partir da fusão de três instituições:

  • Providência Nossa Senhora da Conceição, fundada no dia 3 de setembro de 1952;
  • Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem, criada em 1954;
  • Associação Projeto Providência, criada no dia 1° de maio de 1988.

O que significa Providens?

Segundo o presidente da Providens, o Arcebispo Metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, “Providens” é um particípio latino do verbo providere/providenciar. Em se considerando o substantivo “Providência”, é oportuno manter esta referência por sua riqueza teológica e evangélica: Deus é Providente.

Providenciar é gesto de misericórdia e compaixão, comprometimento com os mais pobres, com aquele que necessita. Um compromisso intrínseco à fé cristã católica, validade de sua autenticidade.

Providens: particípio presente, masculino, feminino ou neutro, nominativo ou vocativo, é aquele que providencia, indivíduo, grupo ou instituição, em favor de quem precisa.

Obs: Providebit, Deus providenciará, de a resposta de Abraão a Isaac em Gênesis 22, mostrando confiança incondicional em Deus.