Santuário
Você está em:

A Providens – Ação Social Arquidiocesana é uma organização sem fins econômicos que presta atendimento nas áreas de serviços socioassistenciais, saúde, educação, habitação, geração de renda e inserção no mercado de trabalho, de forma gratuita e continuada, vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte, mantida por meio de convênios e projetos com o setor público e privado, campanhas e aporte de recursos pela mantenedora.

Caracterizada como o “rosto social” da Arquidiocese, se organiza com o propósito de prestar assistência aos mais vulneráveis, colaborar para a inclusão social e o exercício da cidadania, fortalecer vínculos de união, amizade, cooperação e solidariedade, tendo como objetivo promover e defender os direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e ser referência no atendimento desse público, colaborando na construção de uma sociedade justa e solidária. A Providens atua como braço jurídico do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, instituição responsável por todas as ações sociais e políticas da Arquidiocese de BH.

Organizada em 2018, é resultante da fusão de três organizações que atuavam com diversos programas, projetos e ações: Providência Nossa Senhora da Conceição (1952), Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem (1954) e Associação Projeto Providência (1988), preservando o CNPJ da organização com maior tempo de fundação e focando a atuação em três áreas distintas: Assistência e apoio; Crianças, adolescentes e jovens; e Terceira idade.

Neste aspecto, conta com o histórico e experiência de mais de sessenta anos no âmbito de atuação no desenvolvimento de iniciativas sociais. Atualmente tem nove iniciativas/projetos, que proporcionam acolhida a idosos (Casa Santa Zita); atendimento à enfermos e pessoas em situação de rua (Casa de Apoio a Saúde Nossa Senhora da Conceição); cuidado com crianças e jovens de vilas, aglomerados e em regiões de vulnerabilidade social (Projeto Providência e Projeto Vila Fátima); atendimento ao migrante (Casa do Migrante); atendimento à crianças afastadas do convívio familiar (Lar Frei Leopoldo e Programa Família Acolhedora); acesso a condições dignas de moradia (Projeto CASA); e inclusão produtiva e geração de renda (Projeto Economia Popular Solidária).

Nossa Missão, Visão e Valores

Missão: Servir aos mais necessitados para promover e defender os direitos de pessoas em condições de vulnerabilidade social.

Visão: Ser referência no atendimento de qualidade e humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, colaborando na construção de uma sociedade justa e solidária.

Valores: Solidariedade; Respeito; Compromisso; Fé e esperança; Dedicação; Responsabilidade; Transparência.

Nossos projetos atendem aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030: