Santuário
Você está em:

Projeto Providência: encontro reúne ex-educandos aprovados no vestibular

 

Gratidão. Essa é a palavra que define o encontro realizado na unidade Taquaril do Projeto Providência no dia 27 de abril entre ex-educandos, a coordenação da instituição e Mário Valadares, padrinho que tem um papel especial na vida desses jovens. Em 2009, Mário começou a patrocinar o estudo de crianças do Projeto Providência, oferecendo bolsas em escolas particulares de Belo Horizonte. Além da mensalidade, a iniciativa incluía gastos com uniformes, transporte, material escolar, livros, alimentação e aulas particulares até a chegada dos estudantes à universidade.

Ao todo, 22 jovens foram beneficiados pela ação e hoje são alunos de cursos de graduação ou foram aprovados recentemente no vestibular. E para celebrar os dez anos de sucesso da iniciativa, os ex-educandos organizaram o encontro, que contou com apresentações de teatro e música das crianças e adolescentes do Projeto Providência, diversas homenagens e também agradecimento dos pais dos jovens ao padrinho.

Fernanda Flaviana Martins, diretora da Providens – Ação Social Arquidiocesana, agradeceu a oportunidade oferecida por Mário Valadares aos jovens do Projeto Providência. “Essa parceria transforma vidas. “O conhecimento é algo que ninguém pode tirar desses jovens”, afirmou Fernanda.

O padrinho Mário Valadares pediu aos jovens que continuem essa iniciativa e possibilitem que outras crianças tenham a mesma oportunidade de uma educação de qualidade. Segundo ele, o objetivo da iniciativa é promover uma sociedade mais crítica, possibilitando uma educação de qualidade para que todos alcancem o ensino superior e possam contribuir para uma sociedade mais justa. O padrinho lembrou ainda os ensinamentos deixados por Padre Mário Pozzoli, fundador do Projeto Providência. “Pe. Mário é exemplo de uma pessoa de perseverança, empenho, foco e objetivo. Um legado para todos nós. Que essa corrente nunca se quebre”, concluiu.

Um dos jovens apadrinhados por Mário Valadares e aprovados no vestibular é Gabriel Vitor de Oliveira, de 18 anos, que vai cursar Ciências Biológicas na UFMG. Ele frequentou o Projeto Providência na infância durante três anos. Segundo o ex-educando, a oportunidade mudou sua vida: “Se não fosse essa porta que o Mário abriu com o apoio do Projeto Providência, não saberia dizer como seria meu futuro”, afirmou. Para Gabriel, o Projeto “representa esperança para as crianças e jovens, pois elas podem experimentar atividades como música, dança e esporte”, afirma.

Já a ex-educanda Carolina Monteiro foi aprovada para o curso de Engenharia Química da PUC Minas. Com a nota alcançada no ENEM, a jovem conquistou uma bolsa integral de estudos. Para ela, “o Projeto representa uma alternativa para melhorar a vida, não apenas financeiramente, mas moralmente. Lá eram ensinados valores na aula de formação ética e em simples ações do cotidiano”, lembra.

Outra jovem contemplada com uma bolsa de estudos foi Rute Rodrigues, aprovada no curso de Direito da Faculdade Pitágoras. Ela conta que melhorou a saúde e os estudos durante o período que frequentou o Projeto Providência. “O projeto representou tudo pra mim, foi o início de tudo”, finaliza.

 

Você também pode ajudar a transformar a história de milhares de crianças e adolescentes do Projeto Providência. Apadrinhe nossas crianças ou faça sua doação por meio da campanha Faço Parte.

Encontro ex-educandos Projeto Providência

VEJA TAMBÉM