Santuário
Você está em:

Encontro promove integração entre famílias acolhedoras

 

O Encontro “Entre Famílias”, promovido pelo Serviço Família Acolhedora, reuniu no último sábado (27) diversas famílias que acolhem temporariamente crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva, a equipe técnica do serviço e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social para uma roda de conversa no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. O Serviço Família Acolhedora integra a Providens – Ação Social Arquidiocesana e acontece em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. 

Segundo a coordenadora do Família Acolhedora, Margareth Pereira, o encontro é um momento em que as famílias se reúnem para tratar de assuntos relacionados ao acolhimento familiar. Além disso, “é uma oportunidade de interação e troca de experiências entre esses grupos de famílias, a equipe e o órgão gestor”, conta. 

De acordo com Valéria Cardoso, coordenadora do Serviço Família Acolhedora na Secretaria de Assistência Social de Belo Horizonte, o evento possibilita ouvir as famílias acolhedoras e suas experiências. “Se a gente tem como propósito central a proteção e cuidado das crianças e adolescentes com direitos violados, então temos o dever de sempre ter uma roda de conversa com essas famílias na perspectiva de que elas possam contar conosco para essa proteção e cuidado que elas ofertam a essas crianças e adolescentes”, afirma. 

Para Afonso Nunes da Cruz Neto, diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, o encontro permite sair da rotina administrativa e ver o impacto de seu trabalho: “São momentos como esse que fazem nosso esforço valer a pena, porque isso de fato traz um impacto para a vida da criança e para a família. A gente realmente transforma a vida das pessoas”, celebra. 

Vivendo a experiência de ser uma família acolhedora pela primeira vez, o casal Noeme Sílvia de Oliveira e Maurício Oliveira conta que o encontro é uma oportunidade para conhecer as outras famílias acolhedoras. Segundo Noeme, “é muito bom ver esse grupo de famílias acolhedoras e perceber que tem muita gente preocupada com o bem estar do outro”, finaliza. 

Durante a roda de conversa, as crianças participaram de diversas oficinas ofertadas pelo Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Ao final, as famílias realizaram uma visita guiada pelo espaço.

Encontro Entre Famílias

VEJA TAMBÉM