Santuário
Você está em:

Encontro fortalece integração entre colaboradores da Providens

 

Um dia para cuidar de quem cuida. Os colaboradores da Providens –Ação Social Arquidiocesana e do Vicariato Episcopal para a Ação e Política se reuniram na última quarta-feira (29) no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, para o II Encontro Social Providens. Voluntários das pastorais sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte também participaram do evento.

Com o tema “Cuidar de quem cuida”, o objetivo do encontro foi permitir que os colaboradores dos projetos e ações sociais desenvolvidos pela instituição, como a Casa Santa Zita, o Serviço Família Acolhedora, o Projeto Providência, entre outros, pudessem parar as atividades do dia a dia para cuidar do corpo, da mente e do espírito.

Fernanda Flaviana Martins, diretora geral da Providens, destacou a importância do encontro para promover a integração entre a equipe e agradeceu a dedicação e cuidado dos colaboradores. “Vocês são pessoas especiais. São pessoas que cuidam de outras pessoas, seja através do administrativo, seja na limpeza dos ambientes, na produção dos alimentos na cantina, seja quem está lá na ponta, atendendo diretamente aos usuários. A única palavra que temos para expressar é gratidão”.

O evento começou com uma aula de yoga ao ar livre, com alongamento, exercícios respiratórios e meditação, possibilitando o contato com a natureza. Logo após esse momento de relaxamento, o encontro promoveu duas palestras focadas no cuidado pessoal. A enfermeira e professora Paula Cambraia abordou o tema “Cuidando de quem cuida” e a psicóloga Bruna Perillo falou sobre a importância da auto empatia para o trabalho dos colaboradores.

Nesse sentido, Pe. Júlio César Gonçalves Amaral, vigário episcopal para a Ação Social e Política, lembrou-se do cuidado que cada pessoa precisa ter consigo mesmo antes de cuidar das outras pessoas. “Se não escutarmos a nós mesmos, como vamos ouvir o outro? Escutando a gente, podemos escutar e ajudar o outro”, afirmou.

Um momento especial foi a exibição de um vídeo em homenagem aos colaboradores, no qual usuários atendidos pelos projetos agradeceram o empenho da equipe Providens.

O encontro foi encerrado com um momento de espiritualidade, com a Missa presidida por dom Otacílio Ferreira de Lacerda, bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, e concelebrada pelo  Pe. Júlio César Gonçalves Amaral, vigário episcopal para a Ação Social e Política e Pe. Roberto Rubens da Silva, do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres.

VEJA TAMBÉM