Santuário
Você está em:

Comunicado sobre medidas de prevenção ao coronavírus

Com a declaração da pandemia de coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a decretação de situação de emergência pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, informamos que as visitas estão suspensas na Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição e na Casa Santa Zita a partir de sábado (14/03). Apenas familiares sem sintomas de gripe poderão visitar os usuários.

Além disso, as ações e atividades promovidas por voluntários também ficam suspensas por tempo indeterminado. Orientamos que a coordenação de cada unidade avalie a necessidade de continuação de determinadas ações desenvolvidas por voluntários durante esse período.

Tais medidas foram tomadas como forma de proteger os públicos mais vulneráveis ao coronavírus atendidos por nossa instituição: os idosos e os enfermos em recuperação.

Reforçamos a importância de seguir as recomendações do Ministério da Saúde, que orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas e jaleco).

Dessa forma, asseguramos a integridade e a saúde de nossos usuários e da equipe.

Fernanda Flaviana Martins

Diretora-geral da Providens